Reportagem X Documentário: duas reflexões sobre a leitura.

Reportagem X Documentário: duas reflexões sobre a leitura.

Refletir sobre o papel da leitura na sociedade é fundamental para formar bons leitores. Para auxiliar nessa reflexão sugiro a reportagem “Leitura” e o documentário “Futuro da leitura”.
Porém, quais são as diferenças entre uma reportagem e um documentário?

Diferenças básicas: abordagem, formato e produção.

1. Abordagem do conteúdo
Reportagem – relaciona o conteúdo com algum assunto em pauta na mídia, de acordo com pauta anteriormente estipulada.
Documentário – tem caráter autoral e procura falar de assuntos paralelos, polêmicos ou que deixaram de ser abordados e têm importância para a sociedade.

2. Forma de abordagem
Reportagem – tentará abordar o assunto de vários pontos de vista, na tentativa de ser imparcial e atingir uma expectativa prévia da pauta e do espectador. Trabalha com um tempo pré-determinado, que se encaixa na grade da emissora.
Documentário – geralmente se posiciona (toma partido) diante do assunto e tem autonomia em relação ao tempo. Procura instigar ainda mais, levantando questionamentos, inquietações e promovendo a reflexão.

3. Produção
Reportagem – Geralmente utiliza a estrutura clássica da reportagem em televisão, ou seja, a construção de off’s (textos), sonoras (entrevistas) e passagem do repórter. Segue as pautas e de acordo com o material encontrado, cria novas pautas.
Documentário – Não segue uma estrutura padrão. Parte de um pré-roteiro que pode ser modificado de acordo com o material encontrado, mas seguindo a proposta inicial. Tem produção semelhante/igual ao cinema: pré-produção (planejamento), pré-roteiro (organiza idéias), produção técnica (orçamento, materiais).

Agora que você já sabe o que é uma reportagem e um documentário, vamos assistir aos vídeos sugeridos?

Esta reportagem mostra o esforço de todos em incentivar a leitura, o trabalho de quem dedica tempo e energia para formar um país de leitores, com as características citadas acima: imparcialidade e roteiro pré – definido:

Este documentário resgata a história dos livros através dos tempos até a atualidade, onde a leitura é agregada ás novas tecnologias, mostrando muito bem a característica de autoria desse tipo de vídeo, além da posição explícita do autor diante do assunto:

Image

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: