Tirinhas no processo de leitura

Tirinhas no processo de leitura

O incentivo a leitura é fundamental para que o aluno avance em seu processo de conhecimento. A tirinha é uma forma divertida para se trabalhar leitura, gênero textual, interpretação, ortografia e o humor, muitas vezes presente nesse gênero textual.

A tirinha em sala de aula é importante para que o aluno perceba que a linguagem tem duas formas distintas de ser utilizada: uma culta (padrão, formal), pois temos uma gramática normativa e outra coloquial (informal), que é a linguagem que os indivíduos geralmente utilizam na fala de acordo com o lugar de convivência e que mais se aproxima da linguagem oral.

Fazer a interpretação oral de tirinhas através de pequenos teatros, por exemplo, além de desenvolver a entonação e outros conceitos acima citados, tornará suas aulas muito mais atrativas e a leitura muito mais significativa.

A tirinha acima é do talentoso Alexandre Beck que retrata em forma de tirinhas o personagem Armandinho e seus questionamentos próprios da infância. Conheçam outras de suas tirinhas em:

https://www.facebook.com/tirasarmandinho?fref=ts

http://tirasbeck.blogspot.com.br/

Image

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: